11/09/07
Os Sistemas de informação melhoram os processos de negócio da empresa e ampliam a capacidade de tomar decisões de qualidade.
Seguem os principais sistemas de apoio à decisão:
Data Warehouse e Data Mining – é um banco de dados que armazena dados atuais e históricos de interesse potencial de gerentes da organização. As informações desse sistema são disponibilizadas a diversos profissionais da organização para que possam fazer análises e tomar decisões, porém, essas informações não podem ser modificadas.
Sistemas bases em conhecimento – São baseados em técnicas de raciocínio para dar apoio à tomada de decisão. Em geral são baseados em regras e adequados para a tomada de decisões semi-estruturadas ou não estruturadas.
Sistemas empresariais – Se preocupa, em melhorar a eficiência dos processos da Organização.
Enterprise Resource Planning (ERP) – Baseia-se em um banco de dados central e um conjunto de módulos interdependentes que acessam esse banco de dados para consultar, inserir e atualizar dados.
Customer Relationship Management (CRM) – É uma tecnologia que visa gerenciar o relacionamento com os clientes para otimizar lucros e gerar satisfação e retenção de clientes. A tecnologia é utilizada para monitorar os meios de interação com o cliente, extraindo deles informações para análise.
Nessa aula também foram discutidos alguns Estudos de Caso, dentre os quais gostaria de destacar o grupo em que participei.
Estudo de caso 02 – Sistemas Baseados em Regras.
Nesse trabalho falamos sobre os sistemas de análises que se baseiam em regras, ou seja, esses sistemas possuem regras pré-determinadas que ao serem inseridos os, as informações são processadas e analisadas conforme as regras pré-estabelecidas e é gerado um resultado de acordo com o perfil determinado.
Para melhor exemplificar, podemos destacar a empresa Countrywide que trabalha com esse sistema e pré-estabeleceu 400 regras para análise do perfil de seus clientes no que tange ao crédito que terão ou não direito para tomarem emprestados, visto que a empresa trabalha com empréstimos (financeira). Porém, existem várias exceções que podem não estar descrita nas regras e essas continuam sendo tratadas isoladamente por analistas.
Ou seja, com esse sistema continua sendo necessário o trabalho humano, mas ele agiliza as análises e aumenta o potencial diário de trabalho da empresa.
Seguem os principais sistemas de apoio à decisão:
Data Warehouse e Data Mining – é um banco de dados que armazena dados atuais e históricos de interesse potencial de gerentes da organização. As informações desse sistema são disponibilizadas a diversos profissionais da organização para que possam fazer análises e tomar decisões, porém, essas informações não podem ser modificadas.
Sistemas bases em conhecimento – São baseados em técnicas de raciocínio para dar apoio à tomada de decisão. Em geral são baseados em regras e adequados para a tomada de decisões semi-estruturadas ou não estruturadas.
Sistemas empresariais – Se preocupa, em melhorar a eficiência dos processos da Organização.
Enterprise Resource Planning (ERP) – Baseia-se em um banco de dados central e um conjunto de módulos interdependentes que acessam esse banco de dados para consultar, inserir e atualizar dados.
Customer Relationship Management (CRM) – É uma tecnologia que visa gerenciar o relacionamento com os clientes para otimizar lucros e gerar satisfação e retenção de clientes. A tecnologia é utilizada para monitorar os meios de interação com o cliente, extraindo deles informações para análise.
Nessa aula também foram discutidos alguns Estudos de Caso, dentre os quais gostaria de destacar o grupo em que participei.
Estudo de caso 02 – Sistemas Baseados em Regras.
Nesse trabalho falamos sobre os sistemas de análises que se baseiam em regras, ou seja, esses sistemas possuem regras pré-determinadas que ao serem inseridos os, as informações são processadas e analisadas conforme as regras pré-estabelecidas e é gerado um resultado de acordo com o perfil determinado.
Para melhor exemplificar, podemos destacar a empresa Countrywide que trabalha com esse sistema e pré-estabeleceu 400 regras para análise do perfil de seus clientes no que tange ao crédito que terão ou não direito para tomarem emprestados, visto que a empresa trabalha com empréstimos (financeira). Porém, existem várias exceções que podem não estar descrita nas regras e essas continuam sendo tratadas isoladamente por analistas.
Ou seja, com esse sistema continua sendo necessário o trabalho humano, mas ele agiliza as análises e aumenta o potencial diário de trabalho da empresa.
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