terça-feira, 25 de setembro de 2007

Resumo aula 6: Seminários de Apresentação de Trabalhos

17/09/07

Nessa aula discutimos sobre vários assuntos abordados no Seminário. Meu Grupo falou sobre Sistemas Colaborativos.
Conceito de Sistemas Colaborativos
O surgimento dos Sistemas Colaborativos se deu como uma forma de suportar um ambiente baseado em colaboração e posteriormente uma gestão do conhecimento. Mas de nada adiantará implantar um Sistema Colaborativo se não houver uma cultura de colaboração bem disseminada e consistente. É por esse motivo que antes de entrar nos detalhes acerca de Sistemas Colaborativos, abordarei o conceito de colaboração, começando com uma definição utilizada por Anabela Sarmento:
"A colaboração é um princípio de trabalho em conjunto que produz confiança, integridade e resultados através de verdadeiro consenso, propriedade e alinhamento de todos os aspectos da organização”.Analisando a definição acima, percebe-se que há alguns elementos que caracterizam e efetivam a colaboração.
A criação de ambientes colaborativos requer ferramentas que possibilitem a comunicação independente de tempo e de espaço, permitindo a formação de grupos de trabalhos e equipes com diferentes conhecimentos e especialidades, porém com objetivos em comum. É nesse contexto que os Sistemas Colaborativos devem ser aplicados.
No entanto, as empresas que pretenderem implantar a “Colaboração Virtual” ou Sistemas Colaborativos devem iniciar o processo primeiramente com formas mais simples de trabalho e, posteriormente, passar para as formas mais complexas.
Segue abaixo algumas taxionomias para Sistemas Colaborativos, segundo Coleman, David (1997):
. Sistemas colaborativos de gerenciamento de conteúdo - Ferramentas para publicação automatizada com a participação de diversas pessoas e grupos na elaboração do conteúdo.
. Sistemas colaborativos de gestão do conhecimento - Ferramentas de armazenamento, indexação, avaliação e distribuição de conhecimento tácito e explicito.
. Real Time Collaboration Tools (RTC) (áudio/vídeo/data conferencing) - Ferramentas de colaboração síncronas que usam áudio, vídeo e dados.
. Virtual Team Tools (DPM, virtual team and process-oriented tools) - Ferramentas para grupos de trabalho. Dividem-se em três classes:
- Gerenciamento distribuído de projetos.- Local de trabalho virtual- Processos e workflow
. CRM Colaborativo (customer resource management) (CRM) - Ferramentas para auxilio a processos de venda e atendimento a clientes.
. Portais e Comunidades On-line - Ferramentas para comunidade virtuais para troca de informações e idéias.
. Ferramentas e infra-estrutura para colaboração Wireless - Ferramentas para mensagens em dispositivos wireless. Normalmente se integram com as demais soluções de colaboração.

Um comentário:

Renata S. S. Guizzardi disse...

Olá Júnior,

O seu grupo do seminário não me entregou material escrito sobre o tema de vocês. Com isso, a sua nota foi bastante prejudicada. Por favor, se reuna com o grupo e me mande o material escrito para que eu possa rever a sua nota.

Um abraço,
Renata